top of page

Pé de Pato x Nadadeira


saiba a diferença dos dois

Um dilema entre os mergulhadores. Muitos não sabem, mas temos diferença entre a nomenclatura.Nos dias de hoje encontramos vários modelos e marcas de nadadeiras, porém, quando elas foram inventadas?


No século XV o gênio Leonardo Da Vinci desenhou o primeiro protótipo de uma nadadeira.

Não se tem comprovação de que esse desenho tenha saído do papel, e feito algum tipo de teste com o equipamento.


No século XVIII, Benjamin Franklin que era um excelente nadador e amante do esporte, na busca de melhorar seu tempo de natação, adaptou pás de madeira nas suas mãos e pés.


As nadadeiras modernas são um invento do francês Louis de Corlieu, Capitão de Corveta da marinha francesa . Em 1914 De Corlieu fez uma demonstração prática de seu primeiro protótipo para um grupo de oficiais da marinha. De Corlieu deixou a marinha francesa em 1924 para dedicar-se inteiramente à sua invenção.


Em abril de 1933, ele registrou uma patente (que além de duas aletas para os pés incluiu duas aletas em forma de colher para as mãos) e chamou este equipamento propulseurs de Natation et de sauvetage (que pode ser traduzido literalmente como "dispositivo de propulsão para natação e salvatagem").



A partir deste momento, principalmente por causa da segunda guerra mundial onde havia necessidade desse equipamento para os militares da marinha, foi-se aprimorando os modelos.

Após a popularização de esportes aquáticos, temos a modernização das nadadeiras.


Mas porque no mergulho chamamos de nadadeira e não pé de pato?

Uma simples resposta para uma pergunta que intriga muitas pessoas.

Os peixes usam suas nadadeiras para se deslocar no meio aquático. No fundo, ao contrário dos patos que usam suas patas adaptadas para se deslocar na superfície de meios aquáticos.


Os mergulhadores gostam de ficar no fundo, por isso dá-se o nome de nadadeira para a prática de mergulho. As nadadeiras para o mergulho tem palas longas que ajudam na propulsão e deslocamento mais eficiente do mergulhador.

Enquanto os pés de pato tem palas curtas e são apenas eficientes na superfície, como para os praticantes de bodyboard.

Portanto, a partir de hoje! Nunca mais você irá chamar uma NADADEIRA de um mergulhador de pé de pato.



Quer saber ainda mais sobre isso?

Não deixe de conferir o vídeo ao lado

Explicamos tim tim por tim tim =)





Fique ligado! Mais informação para mais conhecimento.

Gostou do mundo do mergulho?

Entre em contato e vamos mergulhar!


Por:


Kraken Mergulho!


Instagram: @mergulhokraken

Facebook: @krakenmergulho

YouTube: Canal Kraken mergulho

Whatsapp: (22)98155-9494


A empresa se especializou em proporcionar os melhores serviços de mergulho em Cabo Frio - RJ. Estamos neste mercado desde 2013, criando mergulhos personalizados para nossos clientes baseados em seus planos e preferências pessoais. Nosso ramo de atividade não é só mergulhar - te ajudamos a construir experiências e memórias.



555 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Kraken Mergulho - Cabo Frio
bottom of page