FILMES SOBRE MERGULHO
- Kraken Mergulho
- 8 de jun.
- 5 min de leitura

Fatos reais
MAR ABERTO

É um ótimo filme para mergulhadores. Para que entendam o processo de uma operadora de mergulho e que saibam que não é brincadeira. É um ótimo exemplo para que as pessoas tenham certeza de saber quem está oferecendo o serviço.
Tem muita trama no filme principalmente após o casal ser abandonado no mar da Austrália cercado de tubarões. O que nos deixa presos no filme.
Um filme bastante criticado por não ter efeitos especiais e nem muita ação.
Totalmente compreensível mediante ao pequeno orçamento (cerca de 130 mil dólares) além de não ser um filme novo, lançado em 2004.
Costumamos falar que as cenas, principalmente no início do filme, parecem com os vídeos da PADI (Mergulhadores entenderão).

HOMENS DE HONRA
Filme lançado em 2001.
Um filme onde mostra as raízes do mergulho militar e comercial. Treinamento, equipamentos, muito esforço físico.
Nos anos 40, a história mostra os sonhos e as esperanças de um filho de lavrador humilde e negro, em ser alguém na marinha. Porém, ao embarcar no navio, descobre que os afro-americanos são recrutados somente para trabalhar na cozinha do navio.
Seu sonho é ser mergulhador da marinha após ver uma cena emblemática que impressiona qualquer amante do esporte que é de um mergulhador saindo da água. Todo o equipamento e os apetrechos necessários para uma operação de mergulho mostrados na cena deixa até mesmo quem está assistindo com vontade de estar lá.
Após dois anos de tentativas, consegue chegar à obscura escola de mergulho. Lá, observamos o racismo dentro da marinha na época de uma forma bem contundente e incômoda.
Apesar de longo demais, ficamos vidrados no filme pela determinação de um homem com o seu foco na vida.

A ODISSÉIA
Todo mergulhador que se preze já ouviu falar de Jacques-Yves Cousteau. O homem que inventou o equipamento de mergulho autônomo. Amante do mergulho e da vida marinha.
O filme de 2018, mostra uma bela mensagem sobre a sensação de estar mergulhando, como é interagir com a vida marinha durante um mergulho de cilindro, a tranquilidade e paz que o mergulho te proporciona. Belas imagens de mergulho, além de mostrar como Coustaeu com a pouca tecnologia da época, inventava caixas estanques para fazer seus próprios registros fotográficos e cinematográficos.
A compra do famoso barco oceanográfico Calypso.
O drama familiar que se estende por anos. Os problemas envolvidos em suas expedições cinematográficas como o lixo que era produzido no barco, era todo jogado no mar e as loucuras feitas para se realizar um filme.
O seu declinio financeiro e a perca de patrocínios, até sua reviravolta com a fundação da ong.

LE GRAND BLEU
Uma semi biografia de um dos recordistas em mergulho livre Jacques Mayol e sua amizade antiga com outro recordista Enzo Maiorca.
Apesar do filme ser lançado em 1988, tem cenas belíssimas tanto do ambiente quanto do fundo marinho.
Para o amante de mergulho livre, esse é o filme.
Desde a infância na Grécia até sua vida adulta o mergulho, tanto para Jacques quanto para Enzo, já estava no sangue.
O filme enfatiza bem a sua relação com golfinhos e como era intrigante para os cientistas a sua capacidade para apneia, além de mostrar algo incrível que era o equipamento de mergulho que seu pai utilizava na época (uma mangueira ligada a um balde na cabeça sendo bombeado ar manualmente do barco), um presente para os amantes do mergulho com um pouquinho da história do equipamento desse esporte.
As competições de freediving patrocinados pela CMAS onde encontramos vários Mergulhadores autônomos envolvidos trabalhando na fiscalização e segurança dos apneistas. E as provas fazem com que Jacques e Enzo ultrapassem limites inimagináveis na época por causa da competitividade entre os dois.

MERGULHO PROFUNDO
Um filme lançado em 2013 conta a história de Mergulhadores saturados Noruegueses que participam de processo de estudo de um gás americano para a instalação de oleodutos na Noruega em altas profundidades.
Um filme que mostra as loucuras que o ser humano pode fazer por dinheiro. Os treinamentos da época para Mergulhadores saturados poderem ultrapassar limites.
Um acidente ocasionando a morte de um mergulhador durante a primeira expedição de trabalho faz com que as coisas fiquem um pouco confusas e a busca do culpado acarreta em muita trama e perseguição.
Muito interessante como o filme enfatiza sobre a doença descompressiva e seus tratamentos. Incluindo uma cena em que um mergulhador se equipa e submerge novamente para tentar se tratar.
O gás duvidoso desenvolvido pela empresa americana tem seu foco fazendo com que haja uma disputa entre mergulhador contra companhia de petróleo.
Vale a pena conferir o desfecho dessa história.
Filmes de ficção

SOB PRESSÃO
Um filme de 2015 sobre mergulho saturado onde expõe com riqueza de detalhes a pressão dos oceanos nos corpos e o funcionamento do processo de mergulho de um navio, desde a câmera hiperbárica até o sino de mergulho.
Mergulhadores são selecionados para efetuar reparos em uma tubulação no fundo que sofreu avarias por uma âncora de alguma embarcação.
Durante o mergulho uma tempestade na superfície faz com que os Mergulhadores fiquem sem contato com o navio. Quando finalmente descobrem que o navio naufragou, e há algumas poucas horas de ar nos 204m de profundidade que eles se encontram, começa uma trama psicológica de luta pela vida. Até uma idéia sem chance de dar certo surgir.

20.000 LÉGUAS SUBMARINAS
Para quem gosta de clássicos, esse filme foi lançado em 1954.
Em 1868 relatos alarmantes sobre um monstro marinho, que destruía navios facilmente, gera um temor nas companhias de navegação. Por isso, vários navios não saem do porto por não haver tripulação.
Em São Francisco um professor francês, especialista em vida marinha, e seu assistente são convidados pelo governo americano para uma viagem que pretende confirmar ou negar este boatos do monstro. Após três meses e meio de buscas, no dia em que o capitão decide abandonar sua empreitada, o navio é atacado pelo monstro e o professor, seu assistente e um arpoador são lançados ao mar.
Na trama é interessantíssima a viagem ao fundo marinho. Várias cenas com Mergulhadores no meio de recifes e uma incrível estrutura feita pelos tripulantes do navio para cultivar alimentos provindos do mar.

PROCURANDO NEMO
Uma clássica animação lançada em 2012 cativando tanto o público jovem quanto o adulto.
Para quem gosta de mergulhar o filme mostra com riqueza de detalhes a vida marinha na grande barreira de corais da Austrália, onde, apesar de ser uma animação, tudo que mostra no filme é verdade, como correntes oceânicas, zona abissal marinha e suas espécies, espécies de Recife entre outros.
O passado reserva tristes memórias para Marlin (o peixe palhaço) nos recifes de corais, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada.
Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático filhote acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador.
Nesse momento o filme manifesta uma mensagem para os Mergulhadores, trazendo uma conscientização, mostrando que a intervenção de forma agressiva ao meio acarretará em um descompasso no cotidiano desse ambiente de forma negativa.
Agora, o pai super protetor precisa enfrentar o mundo fora do recife numa busca incansável, na esperança de encontrar seu amado filhote. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário.
Quer saber ainda
mais sobre isso?
Não deixe de conferir
os vídeos ao lado
Explicamos tim tim
por tim tim =)
Fique ligado! Mais informação para mais conhecimento.
Gostou do mundo do mergulho?
Entre em contato e vamos mergulhar!
Por:
Kraken Mergulho!
Instagram: @mergulhokraken
Facebook: @krakenmergulho
YouTube: Canal Kraken mergulho
Whatsapp: (22)98155-9494
E-mail: kraken.mergulho@gmail.com
A empresa se especializou em proporcionar os melhores serviços náuticos em Cabo Frio - RJ. Estamos neste mercado desde 2013, criando passeios personalizados para nossos clientes baseados em seus planos e preferências pessoais. Nosso ramo de atividade não é só mergulhar - te ajudamos a construir experiências e memórias.
Comments