Visibilidade baixa vai me impedir de mergulhar? Saiba melhor...



Muitos Mergulhadores se desanimam quando chegam no ponto de mergulho e encontram uma visibilidade baixa. Muitos até desistem de mergulhar.

Porém, visibilidade baixa realmente vai me impedir de mergulhar? E além disso, vai atrapalhar o meu mergulho?

Para deixar claro a resposta dessa dúvida precisamos primeiro saber o que é visibilidade.

Visibilidade é caráter, condição, atributo do que é ou pode ser visível, ser percebido pelo sentido da vista.

A visibilidade pode ser definida como a distância para qual perdemos uma referência. Sendo um conceito bem relativo, não havendo um padrão de medida.

A visibilidade no meio aquático é diretamente afetada pela quantidade de partículas em suspensão presentes na água e pela profundidade do lugar.

Em relação à profundidade, a visibilidade pode variar de 0 a 80m, e tem relação direta com a quantidade de luz solar presente. Quanto mais profundo, menos luz solar consegue penetrar e mais escura fica a água.


Já em relação à presença de partículas suspensas na água, quanto mais partículas em suspensão menor é nossa visibilidade.

Sendo a visibilidade um conceito relativo, faz com que tenhamos uma variação no mergulho de condições boas ou ruim dependendo do fator humano. Cada pessoa terá sua opinião sobre o que ela própria considera boa visibilidade ou ruim.

Encontramos mergulhadores acostumados a mergulhar em ambientes de 40 - 50m de visibilidade, quando mergulham em um ambiente de 15m, consideram a visibilidade ruim.

Já um mergulhador que está acostumado a mergulhar em um ambiente de 3 - 5m de visibilidade, quando mergulha a 15m de visibilidade, é a maior maravilha do mundo!

Nem sempre é garantido que se terá uma visibilidade boa em determinado local por estar se tratando de um ambiente natural, e esse ambiente, sofre intempéries.

O principal influenciador da visibilidade no meio natural é o clima.


Em ambiente de água doce como rios e lagos a chuva é o principal fator para que haja baixa visibilidade, fazendo com que sedimentos escoados pela água da chuva fiquem em suspensão na água. Em ambiente marinho, a chuva não tem interferência na visibilidade e sim fortes ventos que ocasionam ondulações maiores, fazendo com que haja uma movimentação no fundo suspendendo o sedimento e diminuindo a visibilidade. Nesse caso as frentes frias são os principais fatores que ocasionam a baixa de visibilidade.

Portanto, não dá para garantir uma boa visibilidade durante os 365 dias do ano. E quando chegar no ponto de mergulho com visibilidade baixa, não desanime, mude o foco de seu mergulho, dê atenção aos detalhes, concentre-se na respiração, controle de flutuabilidade, mais atenção ao seu dupla, ou grupo de mergulho.

Atenção a vida marinha pequena, que normalmente não é visada.




Tudo isso garante um ganho de experiência inestimável. Além de fazer com que a curiosidade faça você voltar em uma outra oportunidade com visibilidade boa para ver a diferença.

Todo mergulho é válido!






Para saber Dicas de como garantir uma melhor visibilidade no doa do seu mergulho, não deixe de conferir esse vídeo. Ele entrega todas as maneiras de garantir um dia de mergulho TOP! >>>>>>





Fique ligado! Mais informação para mais conhecimento.

Gostou do mundo do mergulho?

Entre em contato e vamos mergulhar!


Por:


Kraken Mergulho!


Instagram: @mergulhokraken

Facebook: @krakenmergulho

YouTube: Canal Kraken mergulho

Whatsapp: (22)98155-9494

E-mail: kraken.mergulho@gmail.com


A empresa se especializou em proporcionar os melhores serviços de mergulho em Cabo Frio - RJ. Estamos neste mercado desde 2013, criando mergulhos personalizados para nossos clientes baseados em seus planos e preferências pessoais. Nosso ramo de atividade não é só mergulhar - te ajudamos a construir experiências e memórias.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Grey Instagram Icon
Esteja Conectado
Kraken Mergulho
(22) 2643-0622
(22) 98155-9494
Cabo Frio - Rio de Janeiro
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
kraken.mergulho@gmail.com
@krakenmergulho
@mergulhokraken