A HISTÓRIA DO MERGULHO
- Kraken Mergulho
- 25 de mai.
- 3 min de leitura

O homem e o ambiente aquático desde sempre tiveram interação. Porém é difícil estimar qual época específica houve as primeiras ações de mergulho na história.
Há relatos dos primeiros mergulhadores da história serem do Japão e da Coreia, cerca de 4 mil anos a.C.

Esses esforços primitivos eram limitados a uma média de até 30 metros de profundidade. Nessa profundidade os mergulhadores poderiam coletar, principalmente, materiais de valor comercial como alimento, esponjas, corais e pérolas.

Um dos primeiros relatos de pessoas conseguindo respirar debaixo d’água data de 480 a.C. Onde historiador Heródoto narra a recuperação de tesouros de navios naufragados para o rei da Pérsia, Xerxes. Esses Mergulhadores antigos usavam juncos ocos para respirar.
Encontra-se uma série de outros relatos de pessoas realizando tentativas de respirar debaixo d’água na Grécia Antiga.
Ao longo da história, a necessidade e curiosidade humana, faz com que muitos tentem criar roupas e equipamentos para aumentar o tempo de permanência ao mergulhar.

Com isso, em 1531, Guglielmo de Lorena projetou o primeiro sino de mergulho.
Neste aparelho, os mergulhadores poderiam sair em apneia e voltar quando necessário fosse ao sino para renovar o suprimento de ar.
Vários projetos de sinos aprimorados foram realizados durante os anos, sendo o mais notável deles o projetado por Edmond Halley.
Foi então que, em 1715 John Lethbridge criou a primeira roupa específica de mergulho. O acessório era feito de madeira com furos para os braços. Foi apenas a partir de 1839 que modelos mais avançados começaram a surgir rapidamente.
Um salto enorme na evolução do mergulho foi dado com o desenvolvimento de uma roupa impermeável com um escafandro acoplado inventado por Augustus Siebe. Esse período ficou conhecido como a “Era do Escafandro".

No final do século XIX, uma nova mudança mostrou-se necessária na História do Mergulho intrigando e assustando as pessoas na época por mergulhadores voltarem do fundo com sérios problemas de saúde. Foi então que se descobriu as doenças descompressivas, que ocorre com a exposição a grandes profundidades fazendo com que o organismo dissolva nitrogênio no sangue e nos tecidos e a mudança de pressão ao retornar para a superfície provoca a formação de bolhas ocasionando problemas de saúde.
Para driblar esse problema foram criadas as primeiras tabelas de mergulho, por John Scott

Haldane.
O objetivo é prever o controle da mudança de pressão de forma gradual protegendo os mergulhadores.
Hoje, os equipamentos e técnicas modernas já estão completamente adaptados de forma a evitar o desenvolvimento de tais condições.
O mergulho autônomo tem seu nascimento em 1943 quando dois franceses finalmente cortaram os umbilicais que mantinham os mergulhadores ligados a superfície.
É neste momento da história que Jacques-Yves Cousteau e Emile Gagnan inventaram o Aqualung, nome dado ao primeiro equipamento autônomo de mergulho no mundo, equipamento também conhecido como “pulmão aquático” e é formado por cilindros de ar comprimido e de um regulador para se respirar pela boca.

Esse foi o começo do SCUBA, sigla para “Self-Contained Underwater Breathing Apparatus” (em tradução livre: Aparato Autônomo de Respiração Subaquática).
Com o sonho de organizar um curso de certificação para mergulhadores que fosse destaque em todo o mundo, em 1960, Hess, Blakeslee e Auxier abriram a NAUI (National Association of Underwater Instructors).

Em 1966, John Cronin e Ralph Erickson fundaram a certificadora PADI (Professional Association of Diving Instructor), uma das primeiras organizações com foco no mergulho autônomo.
Essas organizações marcaram a História do Mergulho Recreacional trazendo o mergulho ao público civil e transformando o mergulho autônomo em um hobby. Pois criaram padrões de segurança mundiais e passaram a formar instrutores de alto nível. Transformando a prática em uma atividade acessível que ultrapassou fronteiras.


Ainda encontramos muita gente com algum receio em relação à prática, porém hoje o mergulho é, graças a toda essa evolução, uma atividade de puro prazer e extrema segurança.
Quer saber ainda mais sobre isso?
Não deixe de conferir o vídeo ao lado
Explicamos tim tim por tim tim =)
Fique ligado! Mais informação para mais conhecimento.
Gostou do mundo do mergulho?
Entre em contato e vamos mergulhar!
Por:
Kraken Mergulho!
Instagram: @mergulhokraken
Facebook: @krakenmergulho
YouTube: Canal Kraken mergulho
Whatsapp: (22)98155-9494
E-mail: kraken.mergulho@gmail.com
A empresa se especializou em proporcionar os melhores serviços de mergulho em Cabo Frio - RJ. Estamos neste mercado desde 2013, criando mergulhos personalizados para nossos clientes baseados em seus planos e preferências pessoais. Nosso ramo de atividade não é só mergulhar - te ajudamos a construir experiências e memórias.
Comments